Max Haetinger é professor, cursou a Escola Superior de Educação Física, a Faculdade de Artes Cênicas na UFRGS e Economia na PUC-RS. Fez pós-graduação em Informática na Educação na UFRGS. Especialista em Criatividade e Psicopedagogia. Trabalha especialmente na formação de professores, ministrando cursos e palestras em todo Brasil, tendo já orientado a formação de milhares de educadores pelo mundo. Como professor convidado, colaborou com a pesquisa e o ensino em diferentes escolas e universidades brasileiras, na Universidade do Texas (EUA) e na Universidade do Porto (Portugal). Desenvolve metodologias voltadas à inovação em educação, à criatividade, à formação de vínculos e ao uso de novas tecnologias em processo ensino-aprendizagem. Autor de diversos livros e escritor nas principais revistas de educação do Brasil. Conheça mais seu trabalho e use suas sugestões em suas aulas, professores, entrando no site do Max: www.maxcriar.com.br.
O destaque de hoje é este vídeo que encontrei no Youtube, uma entrevista de Max Heatinger sobre
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO - Qual o papel da escola?
Max diz, no início do vídeo, que há "uma nova construção de um ser humano essencialmente tecnológico" e que "a escola deve propor um novo ambiente, com a tecnologia agregada que faça a diferença". E faz a distinção entre tecnologia e parafernália eletrônica, o que sempre defendemos neste blog, pois usar TV, vídeo, internet na sala de aula, sem uma proposta pedagógica é mera recreação ou enrolação.
Max diz, no início do vídeo, que há "uma nova construção de um ser humano essencialmente tecnológico" e que "a escola deve propor um novo ambiente, com a tecnologia agregada que faça a diferença". E faz a distinção entre tecnologia e parafernália eletrônica, o que sempre defendemos neste blog, pois usar TV, vídeo, internet na sala de aula, sem uma proposta pedagógica é mera recreação ou enrolação.
O grande desafio da educação, hoje, é compreender que o perfil da sociedade e do aluno mudaram e que o professor deve adequar-se aos novos tempos, não sendo um mero transmissor de conhecimentos, mas um mediador que ajude a desenvolver habilidades necessárias para formar agentes de transformação, interagindo e fazendo a diferença neste mundo tecnológico, que evolui rapidamente, exigindo uma nova postura educacional.
ResponderExcluirO professor Max, explicita muito bem que,muito mais do que lidar com máquinas,parafernálias eletrônicas,o educador precisa lidar com propostas, metodologias inovadoras que ajudem a formar cidadãos conscientes.
Olá, professora Jussara Cacildes!
ExcluirGostei de seu comentário! Entrei no blog do Bilac: você ainda é a diretora da Escola?
Grande abraço