domingo, 9 de setembro de 2012

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO - entrevista com Max Haetinger

Max Haetinger é professor, cursou a Escola Superior de Educação Física, a Faculdade de Artes Cênicas  na UFRGS e Economia na PUC-RS. Fez pós-graduação em Informática na Educação na UFRGS. Especialista em Criatividade e Psicopedagogia. Trabalha especialmente na formação de professores, ministrando cursos e palestras em todo Brasil, tendo já orientado a formação de milhares de educadores pelo mundo. Como professor convidado, colaborou com a pesquisa e o ensino em diferentes escolas e universidades brasileiras, na Universidade do Texas (EUA) e na Universidade do Porto (Portugal). Desenvolve metodologias voltadas à inovação em educação, à criatividade, à formação de vínculos e ao uso de novas tecnologias em processo ensino-aprendizagem. Autor de diversos livros e escritor nas principais revistas de educação do Brasil. Conheça mais seu trabalho e use suas sugestões em suas aulas, professores, entrando no site do Max: www.maxcriar.com.br.

O destaque de hoje é este vídeo que encontrei no Youtube, uma entrevista de Max Heatinger sobre 
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO - Qual o papel da escola?

Max diz, no início do vídeo, que há "uma nova construção de um ser humano essencialmente tecnológico" e que "a escola deve propor um novo ambiente, com a tecnologia agregada que faça a diferença". E faz a distinção entre tecnologia e parafernália eletrônica, o que sempre defendemos neste blog, pois usar TV, vídeo, internet na sala de aula, sem uma proposta pedagógica é mera recreação ou enrolação.
 

2 comentários:

  1. O grande desafio da educação, hoje, é compreender que o perfil da sociedade e do aluno mudaram e que o professor deve adequar-se aos novos tempos, não sendo um mero transmissor de conhecimentos, mas um mediador que ajude a desenvolver habilidades necessárias para formar agentes de transformação, interagindo e fazendo a diferença neste mundo tecnológico, que evolui rapidamente, exigindo uma nova postura educacional.
    O professor Max, explicita muito bem que,muito mais do que lidar com máquinas,parafernálias eletrônicas,o educador precisa lidar com propostas, metodologias inovadoras que ajudem a formar cidadãos conscientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, professora Jussara Cacildes!
      Gostei de seu comentário! Entrei no blog do Bilac: você ainda é a diretora da Escola?

      Grande abraço

      Excluir

Fique à vontade para comentar, sugerir e contribuir...