sábado, 23 de fevereiro de 2013

VOLTA ÀS AULAS: REPUBLICANDO SOBRE AS REDES SOCIAIS NA ESCOLA E ALERTANDO SOBRE SEGURANÇA

BEM-VINDOS ao novo Ano Escolar, professores e comunidade da Monte Cristo!

Neste reinício de ano letivo, em que nossa escola atinge a maioridade dos 18 anos, faço destaque de alguns materiais digitais, sugerindo aos professores orientadores e coordenadores pedagógicos que leiam e tirem as conclusões úteis ao seu magnífico trabalho em 2013.


01. SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO - uma pesquisa que fiz em 2012, mostrando, por exemplo, os recursos do Facebook que podem ser usados na educação, um vídeo ensinando como criar um grupo para sua turma, área ou disciplina, a diferença entre página e grupo no Face, entre outros exemplos.


02. MUNDO DIGITAL DESAFIA O AMBIENTE ESCOLAR - Matéria sobre Tecnologia no Jornal do Comércio de 28.01.2013, entrevista com especialista professor titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Simão Pedro P. Marinho que alerta para embate entre liberdade e controle, além do relato de escolas e pessoas especializadas em educação digital no país.


03. CARTILHAS: Guia de postura em redes sociais (Movimento criança mais segura), Internet segura do Menino Maluquinho (Ziraldo) e Criança mais segura na internet (orientativa). Todas as cartilhas bem como os vídeos oferecem download aos professores e pais.

http://www.criancamaissegura.com.br/cartilhas.php 

04. PROGRAMA DA EDUCÇÃO DIGITAL NO BRASIL - realizado pelo Movimento Família Mais Segura na Internet, ação de responsabilidade social digital idealizada por Patricia Peck Pinheiro, advogada, prinicipal referência em direito digital no país.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=368911159853363&set=a.368911053186707.84322.353854671359012&type=3&theater

05. EDUCAÇÃO DIGITAL - princípios básicos para professores e alunos no portal Rizomas

http://www.rizomas.net/educacao-para-hoje-e-amanha/educacao-digital/204-educacao-digital-para-professores-e-alunos-1-principios-basicos-da-internet.html

06. Cartilha da Safer Dicas e Safer Dicas em HQ, com dicas de segurança e proteção (oferece download)

07. Internet segura - perigos e prevenção

E vamos conversando sobre tudo isso, apresentando nossas incertezas, as experiências de sucesso,  as dúvidas, etc, nas reuniões, comentando aqui no blog do letramento digital, nos intervalos, nas redes sociais, enfim, nos espaços possíveis. 

Abraço fraterno a todos os colegas da Emef Monte Cristo, desejando um bom retorno e um bom e seguro uso da informática em suas aulas, com vistas à educação digital dos alunos da Escola.

Jussara Oleques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar, sugerir e contribuir...