quinta-feira, 15 de abril de 2010

ÉTICA NA UTILIZAÇÃO DE E-MAILS

Há anos, ter um endereço de e-mail era item fundamental para tornar-se sujeito ativo na sociedade em que vivíamos, marcada pela evolução constante das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Para os jovens já não é tão importante assim, pois prefrem acomunicação instantânea. Mas ainda é utilizado e pode ser usado em todas as áreas do conhecimento. com osestudantes. Basta você criar (cadastrando-se num provedor) sua caixa de correio eletrônico.

O e-mail é utilizado para a comunicação entre duas ou mais pessoas. Essa comunicação pode ser de caráter pessoal, escolar ou profissional.

Se bem planejada, a ferramenta de e-mail pode ser bem sucedida na comunicação escolar e nas atividades com seus alunos porque é ágil e permite:
  • envio de mensagens para muitas pessoas (grupos de trabalho, por ex.) ao mesmo tempo;
  • respostas rápidas às mensagens recebidas;
  • encaminhamento a terceiros de e-mails recebidos;
  • envio de arquivos de dados anexados (ao profesor, com respostas de trabalhos escolares, por ex.).
Encontrei as 15 orientações aos utilizadores do e-mail em geral, no portal Educarede, na guia "Ensinar com internet" e compartilho:

Netiqueta: ética e dicas na utilização de e–mails

=> Identifique–se

Nada mais mal–educado que mandar uma mensagem sem se identificar corretamente. Nome e escola são dados importantes numa comunicação entre escolas. Exceções podem ser feitas para se comunicar com íntimos. Faça um pequeno texto a ser incluído no final de suas mensagens, com seus dados de identificação. Praticamente todos os programas de e–mail facilitam essa tarefa.

=> Procure checar seu e–mail com freqüência
O ideal é fazer uma verificação periódica. Se o seu meio de comunicação mais utilizado é o e–mail, você pode receber mensagens importantes que devem ser lidas e respondidas prontamente.

=> Responda prontamente
Se a mensagem vai ser considerada, seja cortês e responda logo. Nem que seja um texto curto, como: "Mensagem recebida, vou verificar, aguarde contato". Seu interlocutor precisa saber se a mensagem chegou ao destinatário certo e aguarda ansiosamente uma resposta.

=> Ao responder, faça referência à mensagem recebida, mas não precisa devolvê–la inteira
O recurso de anexar a mensagem original ao texto de resposta é útil apenas para lembrar ao interlocutor o que você está respondendo. Mas não devolva todo o texto, principalmente se for longo.

=> Grosseria, palavrão, preconceito, autopromoção e comércio são atitudes fora do protocolo
Não perca seu tempo, nem desperdice os recursos tecnológicos à disposição da humanidade. Há que se ter um mínimo de elegância. Mensagens mal–educadas, propagandas não solicitadas, promoção pessoal, correntes, são muito malvistas. Pense também que quem vai recebê–la é um ser humano com sentimentos e emoções. Quanto mais cordiais forem, sem deixarem de ser verdadeiras, melhor!

=> Tenha cuidado com o que escreve
Quando você se comunica pela Internet, seja por e–mail ou por meio de listas de discussão, suas palavras escritas podem ser enviadas para terceiros e/ou armazenadas nos microcomputadores dos destinatários, fora do seu controle. Evite escrever (e fazer!) algo que o possa comprometer no futuro. Comporte–se na Internet como você se comporta fora dela. Seja ético e não infrinja as leis. Escreva sobre o que você tem certeza, ou simplesmente faça perguntas. Informação incorreta passada via e–mail pode atingir um número imprevisto de pessoas e deixá–las em uma situação constrangedora – evite isso.

=> Seja objetivo e diga claramente o que você quer
Não ser prolixo não significa ser monossilábico e incompleto. Não espere que o destinatário adivinhe onde você está, o que está fazendo e o que quer. Se deseja alguma informação, descreva tudo que possa ser necessário para ser bem atendido.

=> Releia o texto antes de enviar e elimine os ataques ao vernáculo
Todos têm pressa, mas mandar textos com erros graves de português, de digitação ou não, pega muito mal. Tenha atenção com a gramática e com a ortografia na hora de redigir suas mensagens, principalmente em situações mais formais. Escreva e reescreva as mensagens pensando em não deixar margens para interpretações dúbias. Toda sua comunicação será exclusivamente escrita, não esqueça. Várias pessoas irão conhecê–lo por meio da Internet e é bom que tenham uma boa impressão de você.

=> Use com clareza o campo de assunto
Respeite seu interlocutor e preencha adequadamente o campo “Assunto”. Quem recebe muitas mensagens, antes mesmo de abri–las precisa de uma indicação clara do conteúdo. Mensagens sem assunto, com assuntos vagos como "informação" ou com assunto incompatível com o conteúdo são indesejáveis. Também evite misturar assuntos diferentes na mesma mensagem.

=> Mensagem = texto
Tanto quanto possível, transmita seu recado apenas no modo texto, no corpo do e–mail. O formato HTML ainda não é padrão entre os programas de e–mail. Evite usá–lo se você quer ter certeza de que sua mensagem vai ser lida.

=> Evite anexar arquivos na sua mensagem, mas, se necessário, explique bem o que é
Só "anexe" arquivos se absolutamente necessário, explicando bem o conteúdo e o formato. Ninguém quer perder tempo abrindo arquivos, e todo mundo tem medo de vírus. E, é claro, cuidado para não mandar vírus inadvertidamente. Muito cuidado com arquivos do tipo "DOC", "EXE", "SCR", "PIF", "DLL", "COM", "BAT". Por padrão, o Windows (e o Outlook) as escondem. => Não GRITE – Regra clássica. USAR MAIÚSCULAS É GRITAR. Nunca use palavras com todas as letras em maiúsculas.

=> Emoções só para os íntimos
É interessante demonstrar seu astral por meio de emoticons – :-) ;-) :-( (:-) –, mas, apenas para mensagens informais dirigidas aos íntimos. Evite o uso em assuntos profissionais ou formais.

=> Conheça o terreno
Esta regra é especialmente importante quando se está participando de listas de discussão. Passe um período apenas "escutando" o que os outros têm a dizer. Assim, você perceberá o tom de "cada lista" e sua participação poderá ser mais apropriada e rica.

=> Não encaminhe (reply) mensagens indesejadas ou duvidosas
O melhor tratamento para coisas indesejadas vindas de quem não vale a pena é -> trash (lixo). É a forma ideal de dizer que a mensagem não foi bem–vinda. Responder ou mesmo solicitar a exclusão de seu e–mail da provável lista do remetente terá apenas a utilidade de validar seu endereço.

=> Não leia o e–mail de outras pessoas
Respeite a privacidade de cada um.

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