VÍDEOS

9. Entrevista com o professor Max Haetinger

Max Haetinger é professor, cursou a Escola Superior de Educação Física, a Faculdade de Artes Cênicas na UFRGS e Economia na PUC-RS. Fez pós-graduação em Informática na Educação na UFRGS. Especialista em Criatividade e Psicopedagogia. Trabalha especialmente na formação de professores, ministrando cursos e palestras em todo Brasil, tendo já orientado a formação de milhares de educadores pelo mundo. Como professor convidado, colaborou com a pesquisa e o ensino em diferentes escolas e universidades brasileiras, na Universidade do Texas (EUA) e na Universidade do Porto (Portugal). Desenvolve metodologias voltadas à inovação em educação, à criatividade, à formação de vínculos e ao uso de novas tecnologias em processo ensino-aprendizagem. Autor de diversos livros e escritor nas principais revistas de educação do Brasil. Conheça mais seu trabalho e use suas sugestões em suas aulas, professores, entrando no site do Max: www.maxcriar.com.br.

A indicação de hoje é este excelente vídeo que encontrei no Youtube, uma entrevista de Max Heatinger: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO - Qual o papel da escola?

Max diz, no início do vídeo, que há "uma nova construção de um ser humano essencialmente tecnológico" e que "a escola deve propor um novo ambiente, com a tecnologia agregada que faça a diferença". E faz a distinção entre tecnologia e parafernália eletrônica, O que sempre defendemos neste blog, pois usar TV, vídeo, internet, etc., na sala de aula, sem uma proposta pedagógica é mera recreação ou enrolação, como diz Max.

 


8. Entrevista com Isaac Asimov
Isaac Asimov mostra toda sua genialidade prevendo, em 1988, a importância da Internet na educação e em nossas vidas. Entrevista gravada em 1988 por Bill Moyers no programa de TV World of Ideas. Asimov prevê entre outras coisas as redes sociais e aplicações como a Wikipedia, Yahoo Answers, etc


7. O computador pode ser um grande aliado na alfabetização de adultos

Neste trecho do vídeo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), do MEC, Emilia Ferreiro fala sobre o uso do computador na alfabetização de adultos. Na sequência, é apresentada uma aula em que os alunos adultos escrevem no computador um texto que sabem de memória.


6. EJA - por Sônia Paro
Um belo relato de experiência pedagógica




5. Vale a pena assistir de novo: 
Aqui você revê os principais momentos da conferência de Carlos Seabra, no projeto Fronteiras do Pensamento - Diálogo com os professores, em 2010, no salão de atos da reitoria da UFRGS.



4. Animação bem humorada: TECNOLOGIA OU METODOLOGIA?



3. TV Web - Redes sociais na escola - Parte 1/5  Fonte: público no Youtube



2Uso de weblogs na educação: Ana Neves, Alexandre Monteiro e outros - Portugal/2007



1. A Importância do blog na educação - por Elayne Stelmastchuk



OUTROS TEMAS, MAS CORRELATOS

2. O mundo é onde vivemos
O vídeo mostra que o particular está intimamente ligado ao universal. Que somos todos parte de uma engrenagem social e de uma mecânica natural, e que os atos de uns têm reflexos nos de todos.
De fato, estamos todos conectados a redes, sem fio ou não... E o fio condutor de nossos atos deve estar focado em planejamento, estratégias, troca de informações, compartilhamento de ideias. 

José Antonio Klaes Roig, educador, escritor, poeta e doutor em Letras, em seu blog Educa Tube, diz: Precisamos que essas conexões (seja por fibra ótica ou simplesmente o olhar de observador), quando feitas por educadores e alunos, sejam efetivas e tenham o caráter mais pedagógico do que meramente social (grifo nosso). Se o mundo é onde vivemos, diz ele, que a escola, que é o local em que mais vivemos depois de nossa casa, seja também um local propício a interações efetivas, com a colaboração da família e da comunidade.

Estamos todos conectados, como mostra a frase final desse belissumo vídeo de apenas um minuto. Mas precisamos, para sermos naturais em nosso cotidiano, saber reconhecer as lições que existem ao redor, feitas pela Mãe Natureza, que mantém tudo em seus ECOssistemas, funcionando perfeitamente, até a intervenção, nem sempre adequada do chamado "bicho" homem, que é um apenas entre tantos seres vivos, mas que por conta de seu imenso EGO, quer ser sempre o centro das atenções.




A imagem (abaixo) "Ego versus Eco", foi reproduzida do facebook da educadora Sonia Bertocchi, de Indaiatuba - SP - Brasil.


1. Pela  internet
Dentro do tema da internet, indico abaixo o vídeo com a canção de Gilberto Gil que é uma criativa e bem humorada releitura deste tema. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar, sugerir e contribuir...