quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O que é a WikiLeaks?

Apesar de seu nome, a WikiLeaks não é uma Wiki. Lembram de que já tratamos das páginas Wiki, como usá-las para produzir textos coletivos com os alunos? Estou aprendendo mais como ela funciona e na próxima postagem voltaremos a compartilhar sobre seu uso na aprendizagem.
Minha opinião sobre a WikLeaks:
Em 2010, ou melhor, no século 21, a WikiLeaks, site dirigido pelo aaustraliano Julian Assange, foi a melhor notícia para a democracia. Com poucos anos de existência já publicou mais informações confidenciais a respeito das atividades dos Estados contemporâneos do que todos os órgãos de imprensa do mundo.
Assange informa que há segredos legítimos que não serão publicados e assume o compromisso de não divulgar informações que coloquem a vida de pessoas em risco. Seu foco é a divulgação desegredos ilícitos, desonestos, informações que só são protegidas porque revelam a hipocrisia e os interesses ocultos de governantes, banqueiros e grandes grupos econômicos.
Nas palavras de Marcos Rolim, em ZH de 19.12.10, a mensagem do WikLeaks pode ser resumida da seguinte forma: "Pessoal do andar de cima, estamos de olho em vocês". Concordo plenamente!
Para mais informações sobre o projeto WikLeaks, assista à esclarecedora entrevista de Julian Assange (há um comando para legendas em Português).
Pesquisa feita na Wikpedia em dez/10:
WikiLeaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que publica, em seu site, posts de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis. O site foi construído com base em vários pacotes de software, incluindo o MediaWiki, Freenet, Tor e PGP. Difere de uma uma Wikiu, pois leitores que não têm as permissões adequadas não podem editar o seu conteúdo.
Para a postagem, a WikiLeaks recomenda vivamente o uso do Tor, visando a preservar a privacidade dos seus usuários e garante que a informação colocada pelos usuários não é rastreável. O site, administrado por The Sunshine Press, foi lançado em dezembro de 2006 e, em meados de novembro de 2007, já continha 1,2 milhão de documentos. No site, a organização informa ter sido fundada por dissidentes chineses, jornalistas, matemáticos e tecnólogos dos Estados Unidos, Taiwan, Europa, Austrália e África do Sul. Seu diretor é o australiano Julian Assange, jornalista e ciberativista.
Em abril de 2010, o site publicou um vídeo mostrando um helicóptero Apache dos Estados Unidos, no contexto da ocupação do Iraque, matando pelo menos 12 pessoas desarmadas - dentre as quais dois jornalistas da agência de notícias Reuters - durante um ataque a Bagdá em 2007. O vídeo do ataque aéreo em Bagdá (Collateral Murder) é uma das mais notáveis publicações do site. Outro documento polêmico mostrado pelo site é a cópia de um manual de instruções para tratamento de prisioneiros na prisão militar norte-americana de Guantánamo, em Cuba.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/WikiLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar, sugerir e contribuir...